Para a volta dos times históricos, vamos de um time que não fez tanta história, mas que foi muito importante para o clube. O ano é 1977, com já alguns dos jovens jogadores que fariam parte da maior geração do clube, entre 1978 e 1983: Rondinelli, Adílio, Júnior, Tita e claro, Zico. Flamengo também trouxe do Fluminense um veterano ídolo do Brasil, o Capita do Tri, Carlos Alberto Torres. Técnico era o saudoso Cláudio Coutinho, também jovem, apenas 38 anos.
Flamengo começou a temporada de amistosos, de goleadas também: 9×0 contra Central e 7×0 contra Portela. Depois, também num amistoso, jogou contra Fluminense, com na ponta do ataque o desconhecido Kalu, que lembrou-se do jogo para GloboEsporte: “Quando regressei para o Flamengo eu era ainda juvenil. O técnico era o Cláudio Coutinho, o centroavante titular era o Luizinho, e o reserva, o Marciano. No dia do jogo, de manhã, o Luizinho falou que não ia jogar, porque estava sem contrato. E o Marciano estava machucado. Aí o Coutinho telefonou para a concentração dos juvenis, que ficava na Praia do Flamengo, e me perguntou se eu estava bem, se não tinha ido a festa na noite anterior”. Kalu estava numa festa, mas mentiu e fez bem: no jogo, fez dois golaços e Flamengo venceu 3×1.
Flamengo também foi jogar um amistoso no Estadio Nacional do Santiago, contra a própria seleção chilena. O Chile jogou como de costume em vermelho, e Flamengo entrou em campo com o Manto Sagrado para a foto oficial, mas depois trocou para o jogo para uma camisa azul-celeste, que era da associação de futebol do Chile. Apesar de um gol de Adílio, Flamengo perdeu por 2×1.
No campeonato carioca, Fla começou com um empate 1×1 contra Olaria, Zico fazendo o primeiro gol oficial da temporada de 1977. Na Taça Guanabara, Flamengo ficou 3 pontos atrás do Vasco, com uma frustrante derrota 3×0 contra o próprio Vasco. Depois de mais outros amistosos, Flamengo e Vasco fecharam o segundo turno do campeonato carioca na liderança com 12 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota. Flamengo foi muito bem com várias goleadas, 37 gols pro em 14 jogos e apenas 2 gols contra. Mas se o Flamengo era o melhor ataque, com 27 gols em 28 jogos para Zico no campeonato, os 2 gols tomados não foram suficientes para ser a melhor defesa do segundo turno, a Taça Manoel do Nascimento Vargas Netto. Vasco tomou nenhum gol, o goleiro Mazarópi ficando 1.816 minutos sem ter o gol vazado, um recorde mundial.
Precisava então de um desempate para o segundo turno, Flamengo precisando da vitória para forçar uma final, já o Vasco podia ser o vencedor do campeonato carioca com uma vitória no jogo de desempate. Como aconteceu no último jogo entre os dois clubes, a partida ficou num 0x0. Mas um empate num jogo de desempate não é uma opção e jogo foi decidido numa disputa de pênaltis. Júnior abriu a disputa com um gol de pé direito, depois todo mundo fez, até Tita, que tinha entrado no jogo só para bater o pênalti. Tita, 21 anos na época, chutou e Mazarópi defendeu. Ultimo cobrador do Flamengo, Zico fez o dele, achando o canto direito de Mazarópi. O ídolo do Vasco, Roberto Dinamite, foi no contrapé de Cantarelli e ofereceu o título ao Vasco.
Apesar da dor de perder contra Vasco, foi uma derrota muito importante para a geração de ouro do Flamengo, como falou Zico: “o marco inicial daquela equipe vitoriosa foi a derrota no estadual de 77, especialmente pelo Tita. Ele era muito jovem e entrou só pra bater o pênalti. Acabou perdendo e o grupo se fechou em torno dele. Saímos do Maracanã arrasados. Fomos para um restaurante e fizemos um pacto. O time era esse, não precisava de reforços significativos. Nós seremos vencedores. Precisamos acreditar no trabalho que estamos fazendo. E assim foi. Só nós, jogadores e a Comissão Técnica estavam lá. Foi o início de tudo”. O Flamengo nunca ia ser o mesmo depois dessa derrota contra Vasco.
Antes do início do Brasileirão, Flamengo jogou mais um amistoso, contra o Cosmos de New York. No Maracanã, Flamengo goleou o time de Beckenbauer por 4×1, com dois gols de nosso Rei Arthur. O Brasileirão de 1977 ficou com 62 times e começou apenas no 15 de outubro. Flamengo estreou com uma goleada 5×0 contra Vitória, de novo Zico fazendo o primeiro gol rubro-negro do campeonato. Goleou também o Fluminense de Feira, time baiano, por 6×0, de novo Zico fazendo dois gols no jogo. Flamengo perdeu o Fla-Flu, mas fechou a primeira fase na liderança de seu grupo. Na segunda fase, agora no grupo K, Flamengo também foi o vencedor do grupo.
Tinha mais uma fase, Flamengo agora no grupo S! Com tantos jogos, a terceira fase começou no ano de 1978. Flamengo estava no grupo de Londrina, Vasco, Corinthians, Santos e Caxias, um grupo acessível onde só o primeiro se classificava para as semifinais do Brasileirão. E Flamengo foi muito mal, jogou mal, exceção com Adílio, e ganhou nenhum dos cinco jogos da fase! Flamengo estava eliminado e o vencedor do grupo foi o surpreendente Londrina, que caiu na semifinal contra o Atlético Mineiro.
A temporada de 1977 foi frustrante para os flamenguistas, mas foi a última antes de muitos anos de felicidade. E talvez tudo isso não teria sido possível sem a frustração de 1977 e o pacto dos jogadores.








Deixe um comentário