Jogos eternos #53: Flamengo 3×0 Coritiba 2009

Flamengo reestreia no Brasileirão com um jogo em casa contra Coritiba. E para começar o Brasileirão de pé direito, uma ótima lembrança de 2009, com um jogo eterno, que pode ser chamado “O jogo dos 3 golaços”.

Na época, o Brasileirão já estava quase na rete final. Flamengo estava bastante irregular durante o campeonato e conheceu 4 derrotas em 5 jogos entre o fim do primeiro turno e o início do segundo turno. Mas melhorou um pouco e conquistou 7 pontos nos últimos três jogos. Depois de uma vitória 3×0 contra Sport, dois gols de Adriano, um de Zé Roberto, Flamengo fechou a 24a rodada na 8a posição e recomeçava a sonhar com um G-4 e um vaga na Copa Libertadores. Na época, o hexa, nem sonhar.

No 20 de setembro de 2009, o ídolo Andrade escalou Flamengo assim: Bruno; Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim, Éverton; Maldonado, Aírton, Fierro (Willians), Petkovic (Erick Flores); Denis Marques (David), Adriano. O adversário era Coritiba, Flamengo precisava da vitória. Vale a pena lembrar que no time do Coritiba tinha um dos meus ídolos quando ele ainda desfilava sua classe nos gramados europeus, e que depois honrou o Manto Sagrado em 2008, Marcelinho Paraíba.

Os gols são tão bonitos que nem precisa falar dos lances perigosos, dos chutes ao gol sem ir nas redes, dos quase gols. Hoje, só golaços. Começou com uma falta de Petkovic na grande área, a zaga de Coritiba não consegue afastar o perigo, Éverton recupera a bola, nova falta. Agora, com 18 metros de distância, bem no centro do gol. Quase foi um pênalti. Mas para Petkovic, uma falta é quase um pênalti, quase um gol. Um passo e a bola nas redes, com a ajuda da trave. Golaço.

No segundo tempo, um contra-ataque. No meio de campo, Adriano deixa de trivela para Petkovic e vai em profundidade. O passe de Petkovic é de uma perfeição perfeita. A bola fica um pouco nos pés de Adriano, mas o chute de cobertura é perfeitamente cobrado, com muita categoria, para fazer seu 13o gol do Brasileirão e igualar Jonas na artilharia do campeonato. Golaço.

Mas ainda tinha um momento de alegria para a maioria dos 47.921 no Maraca. No 82o minuto, de novo Petkovic, ainda Petkovic, sempre Petkovic. Para Adriano, que domina mal, mas a bola volta nos pés de Willians, que chutou com força e precisão para fazer seu primeiro gol no campeonato. Golaço.

No final, um jogo eterno para continuar a sonhar com a Liberta, e para os mais ousiados, a sonhar com o Hexa. Um 3×0 contra Coritiba, o jogo dos 3 golaços.

Uma resposta para “Jogos eternos #53: Flamengo 3×0 Coritiba 2009”.

  1. Avatar de Times históricos #19: Flamengo 2009 – Francesguista

    […] longe do G-4. O título nem era um sonho. Mas Flamengo se recuperou, ficou 6 jogos sem tomar gol, golaçou contra Coritiba, venceu o Fla-Flu com doblete de Adriano, outro jogo eterno. Petkovic começou a brilhar, duas […]

    Curtir

Deixe um comentário

O autor

Marcelin Chamoin, francês de nascimento, carioca de setembro de 2022 até julho de 2023. Brasileiro no coração, flamenguista na alma.

“Uma vez Flamengo, Flamengo além da morte”