Hoje, Flamengo finalmente volta em campo com o início do campeonato carioca. Vamos então para o jogo eterno do dia de uma abertura do campeonato carioca, um campeonato que mudou a história do Flamengo, quando finalmente conquistou o título em 1978 depois de várias decepções e iniciou a melhor era de sua história, com uma geração de ouro.
O campeonato carioca de 1978 começou contra o São Cristóvão, um time que hoje, e faz tempo, não joga mais na primeira divisão do campeonato carioca, mas um time tradicional, que viu passar Leônidas da Silva, Fio Maravilha e, além de tudo, revelou o Ronaldo Fenômeno. Em 1978, São Cristóvão ainda era um bom time do campeonato carioca e no 3 de setembro de 1978, Cláudio Coutinho escalou Flamengo assim para o início do campeonato carioca: Raul; Toninho Baiano, Manguito, Nelson, Júnior; Paulo César Carpegiani, Adílio, Zico; Tita, Cláudio Adão, Cleber.
No Maracanã, na frente de 36.802 pagantes e uma geral que ainda era uma geral, Flamengo não tardou a brilhar. Na direita, Tita para Zico que, com um toque só mas um toque do gênio que era, deixou Cláudio Adão sozinho na frente de gol, que só tinha a vencer o goleiro para abrir o placar. Logo depois, na esquerda, uma tabelinha certinha entre Adílio e Cleber, que fez o segundo gol do dia.
No segundo tempo, um toque de Cleber para Cláudio Adão, que teve tempo, muito tempo, para chutar e fazer o gol fácil. Depois, o gol mais bonito do dia. Uma dupla tabelinha entre Júnior e Adílio e a bola sobrou nos pés de Zico na grande área. Nosso Rei driblou um e achou o pequeninho espaço no cantinho para fazer o gol. Um gol só para Zico, o espaço entre a trave e o goleiro era menor do que a própria bola, mas Zico achou um jeito de fazer o gol. E Zico fez o doblete, depois de cruzamento de Cláudio Adão, Zico deixou a bola cair uma vez no gramado e voleiou sem chance para o goleiro. A goleada estava cada vez maior, agora Flamengo 5×0 São Cristóvão.
E o sexto e último gol foi o mais fácil, o mais bizarro também. Jogada começou com Zico no meio de campo, que tentou lançar Adílio, o zagueiro do São Cristóvão interveio e recuou para o goleiro Geraldão, que soltou no chão com bola na mão, e já bola não mais na mão. Geraldão deixou escapar a bola e Adílio só teve a empurrar nas redes. Flamengo estreava bem num campeonato que terá um final ainda mais feliz, com o gol eterno do Deus da Raça, Rondinelli.








Deixe um comentário