Como foi o caso com o último jogo eterno, uma vitória contra Vasco na Taça Guanabara com show de Zico em 1976, vamos continuar com um jogo eterno da Taça Guanabara, com Zico brilhando, alguns anos mais tarde, em 1982.
Em 1982, Flamengo era campeão de tudo, do campeonato carioca, da Libertadores e do Mundial no fim de 1981, do Brasileirão no início de 1982. Mas a metade do time e o Brasil inteiro eram abatidos. A Seleção, maior símbolo do futebol-arte ao lado do Flamengo, perdeu a Copa do Mundo, contra o pragmatismo italiano. Leandro, Júnior, Zico e os outros perderam a oportunidade de ser campeões do mundo com o Brasil, talvez faltou no time Andrade, Adílio, Tita ou Nunes. Menos de duas semanas depois da Tragédia do Sarriá, Flamengo estreou com goleada 5×2 contra Campo Grande, doblete de Zico, ainda goleou 4×0 a Portuguesa, doblete de Zico, e já perdeu a invencibilidade, contra Americano. Recuperou-se com uma goleada ainda maior, 8×0 contra Madureira, 3 gols de Zico, 2 gols de Tita, gols de Andrade, Adílio e Lico. Um timaço, melhor de que qualquer seleção.
No 14 de agosto de 1982, para o jogo contra o Botafogo, Paulo César Carpegiani escalou Flamengo assim: Cantarele; Leandro, Marinho, Mozer, Júnior; Andrade, Adílio, Zico; Tita, Lico, Wilsinho. E como foi o caso no último jogo eterno no blog, Flamengo abriu o placar com menos de um minuto de jogo. Leandro achou na profundidade Zico, que deixou sem chance para o goleiro Paulo Sérgio com um chute cruzado perfeito. No final do primeiro tempo, uma jogadaça de Wilsinho, que passou com facilidade entre Abel, também vítima do Flamengo no último jogo eterno quando defendia o Vasco em 1976, e Josimar, futuro jogador da Seleção e que iniciava sua carreira. Wilsinho ainda driblou o goleiro, forçado a cometer o pênalti. Claro, o pênalti foi transformado com categoria pelo Zico, que já marcava seu nono gol em 5 jogos neste início do campeonato carioca.
E claro, ainda tinha Zico no terceiro e último gol do dia, já no segundo tempo. Andrade para Zico, que girou e achou de cobertura Wilsinho na grande área. Washington tentou o corte, mas deixou Adílio em condição de fazer o gol. No final, Flamengo 3×0 Botafogo, com mais um show e dois gols de Zico, que em 1982, seria pela última vez de sua carreira o artilheiro do campeonato carioca.








Deixe um comentário