Ainda sem jogo esse fim de semana, eu vou homenagear um dos maiores ídolos do Flamengo e que está perto de voltar aos gramados, Romário. Aos 58 anos, Romário é presidente-jogador do America, na segunda divisão do campeonato carioca. Comecei a acompanhar o futebol em 1998, mas infelizmente não vi jogar Romário com o Manto Sagrado. Comecei a acompanhar o futebol brasileiro em 2005 e tive a chance de ver Romário jogar no Brasil, mesmo que seja com o Vasco. Como todos ou quase, eu era um grande fã do Romário, da habilidade, do poder de finalização, do carisma dentro e fora do campo. Romário era craque, era baixinho, era gênio.
Com 204 gols em 240 jogos, tinha muitas possibilidades de um jogo eterno para homenagear Romário, e quase escrevi sobre o jogo contra Olaria em 1996 quando fez 5 gols. Mas como ele é agora o dono do clube do America, eu vou de um jogo contra esse time, também em 1996. Para o 10o jogo do campeonato carioca deste ano, Flamengo ainda estava invicto. Por causa, Flamengo passou o campeonato inteiro sem ser derrotado. Nos 9 jogos, 8 vitórias e apenas um empate, no Fla-Flu. Ainda mais impressionantes, os números de Romário, 8 jogos e 12 gols!
No 28 de abril de 1996, no Aniceto Moscoso, Joel Santana escalou Flamengo assim: Roger; Alcir, Jorge Luís, Ronaldão, Gilberto; Márcio Costa, Mancuso, Nélio, Marques; Sávio, Romário. E o Baixinho começou a ser gênio já no primeiro tempo. Na direita, Alcir fez o passe atrás, Romário de primeira, combinando força e precisão, achou a gaveta do goleiro para fazer o golaço. Apesar do gol do Romário, quem dominava o jogo era surpreendentemente o America, porém sem conseguir o gol do empate. No meio de segundo tempo, Iranildo, que entrou no lugar de Marques, deu ótimo passe para deixar Romário em condições ideais. Romário precisa muito menos disso para fazer um gol, fez o domínio perfeito e venceu o goleiro sem maiores dificuldades.
O America não desistiu e conseguiu fazer um gol com bela cobrança de falta de Rogério. Mas Romário, além de gênio, era matador. Depois de outro ótimo lançamento de Iranildo, Sávio chegou na esquerda e deixou para Romário, que só teve a empurrar a bola nas redes para completar o hat-trick. E o hat-trick virou poker depois de outro ótimo lançamento, agora de Nélio. Romário fez um domínio pé esquerdo que frisa com a perfeição e chegou no cara a cara com o goleiro. O pobre goleiro parecia vencido antes de ser efetivamente vencido. Romário driblou o goleiro sem maior cerimonia e chutou vitoriasamente mais uma vez no gol, pela quarta vez do dia. No final, Flamengo 4×1 America, com 4 gols de Romário, que ainda tem tempo de trazer alegrias ao America e de recordar boas lembranças com o Flamengo.








Deixe um comentário