Jogos eternos #162: Flamengo 4×3 Bahia 2020

Hoje, Flamengo joga contra Bahia no Maracanã. Flamengo está no segundo lugar, Bahia no terceiro, ambos com 18 pontos. A expectativa é de um jogaço, como foi o caso em 2020. Na época, com dois terços do campeonato, Flamengo também estava no 2o lugar quando Bahia lutava contra o rebaixamento.

O ano de 2020 foi especial no mundo e no futebol por causa da pandemia de Covid. Depois de meses de paralisação, o futebol voltou, ainda sem público. Teve muitos jogos sem sal nem doce, mas o Flamengo x Bahia não foi um deles. No 20 de dezembro de 2020, Rogério Ceni, inclusive hoje técnico do Bahia, escalou Flamengo assim: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Natan, Filipe Luís; João Gomes, Gerson, Arrascaeta; Éverton Ribeiro, Bruno Henrique, Gabigol.

Com apenas 5 minutos de jogo, já um golaço rubro-negro. No contra-ataque, Bruno Henrique acelerou na esquerda e bem no estilo dele, fez o golaço. Cortou no meio, abriu o pé e achou a gaveta no outro canto. Flamengo estava na frente mas se complicou, com apenas 10 minutos de jogo, Gabigol foi expulso por xingamento contra o juiz.

Com um jogador a mais, Bahia passou a dominar o jogo, mas Diego Alves fez grande defesa, impedindo o gol de Nino Paraíba. Diego Alves ainda defendeu um chute de Gilberto, Bahia continuava dominar, sem marcar. E Flamengo fez o segundo, Bruno Henrique, antes artilheiro, virou garçom, ganhou a dividida com Juninho e com inteligência fez o passe atrás para Isla, que abriu bem o pé para colocar a bola fora do alcance do goleiro. Os dois times ainda tiveram lances de perigo no primeiro tempo, o chute de Ramírez flirtou com a trave de Diego Alves, Bruno Henrique chutou de nas mãos de Douglas depois de fazer dançar mais uma vez Juninho com uma série de dribles impressionantes. Bruno Henrique perdeu outro gol no tempo adicional e Flamengo voltou aos vestiários com 2 gols a mais, uma boa vantagem considerando a fisionomia do jogo.

Uma boa vantagem, porém não suficiente. O Flamengo de Rogério Ceni era um ótimo time, mas fraco defensivamente. Nos 15 primeiros minutos do segundo tempo, levou 3 gols, levou a virada. A vitória parecia agora certa para Bahia, que vinha de 4 derrotas consecutivas. Mas mesmo sem torcida no estádio, Flamengo era um time de superação, jogando por milhões, presentes nos quatro cantos do mundo. Faltando 10 minutos para o apito final, uma triangulação entre Filipe Luís, Gerson e Bruno Henrique, que com um passe sensacional, de trivela, de primeira, achou de volta Filipe Luís na grande área. O lateral cruzou, Pedro chegou, e no estilo dele, só dele, fez o gol de peito para empatar o jogo.

Mas Flamengo queria mais, queria a vitória, queria a contra-virada. No último minuto, Bruno Henrique, ainda ele, mais uma vez ele, mais uma vez de três dedos, para Pedro, outro jogador diferente. Já antes de receber a bola, Pedro viu a movimentação de Vitinho, e com um toque só, um doce de calcanhar, deixou Vitinho livre para fazer o gol da vitória. Cinco dias antes do Natal, Flamengo e Bahia ofereciam um presente antecipado para quem estava na frente da televisão e respirava rubro-negro ou apenas respirava futebol. Flamengo ainda estava no segundo lugar, mas com apenas dois pontos a menos que São Paulo e um Flamengo x São Paulo na última rodada, dependia só de si (e no final, da ajuda salvadora de Cássio) para ser campeão.

Uma resposta para “Jogos eternos #162: Flamengo 4×3 Bahia 2020”.

  1. Avatar de Jogos eternos #189: Bahia 3×5 Flamengo 2020 – Francêsguista, as crônicas de um francês apaixonado pelo Flamengo

    […] se jogava sem público. O jogo de volta, no Maracanã no final do ano, também foi um jogaço, um jogo eterno no Francêsguista, com vitória 4×3 do Flamengo. E no final do campeonato, Flamengo foi campeão, Éverton Ribeiro se juntou a uma lista que tem […]

    Curtir

Deixe um comentário

O autor

Marcelin Chamoin, francês de nascimento, carioca de setembro de 2022 até julho de 2023. Brasileiro no coração, flamenguista na alma.

“Uma vez Flamengo, Flamengo além da morte”