Flamengo estreia hoje no Mundial de Clubes contra Espérance de Tunis, time da Tunísia. Flamengo já jogou contra times tunisianos, até jogou na Tunísia, em 1962.
A história do Flamengo é riquíssima e detalhadíssima. Jogou em todos os continentes, em mais de 70 países, mais de 350 cidades. Para escolher minhas crônicas e combinar história e atualidade, eu sempre uso o site FlaEstatísticas, que tem as fichas de todos os jogos do Flamengo em mais de 120 anos de história. Com mais de 6600 jogos, tem apenas três partidas em que não se sabe quem fez gol: o décimo gol na goleada 14×0 sobre Mangueira em 1912, os gols no 6×2 contra Vila Isabela e o jogo contra o Stade Soussien em 1962.
Entre abril e junho de 1962, Flamengo partiu para uma excursão na Europa e na África de 22 jogos, destaque com vitórias 2×0 sobre Barcelona, 5×1 contra Malmö e 5×1 contra a Noruega. Atravessou a Cortina de Ferro para jogar na Tchecoslováquia e também foi jogar na África. Fla estreou no Quadrangular da Tunísia contra o Stade Soussien, em El Menzah, perto de Tunes. No 16 de junho de 1962, o técnico Flávio Costa escalou Flamengo assim: Mauro; Joubert, Vanderlei, Décio Crespo, Jordan; Carlinhos, Nelsinho; Joel, Henrique Frade, Dida, Miranda.
Semanas atrás, Celso Júnior, dono do site FlaEstatísticas que já mencionei, entrou em contato comigo para tirar dúvidas sobre jogos do Flamengo na França, em Tolosa e Sochaux. Também falamos sobre o jogo contra o Stade Soussien em que, apesar das pesquisas profundas, não se sabe quem fez os gols do Flamengo. O Jornal dos Sports, principal fonte da época, escreve algumas linhas sobre a vitória 4×1 do Flamengo na Tunísia, um texto tão pequeno que podemos o citar integralmente: “Em partida realizada ontem, em Tunis, o Flamengo derrotou a equipe do ‘Stade Saoussien’, pela contagem de quatro tentos a um. O jogo foi valido pelo torneio quadrangular que se realiza naquela capital, tendo a equipe rubro-negra brilhado em sua estreia naquele certame. Em Túnis, o Flamengo ainda tem cerca de dois compromissos após os quais fará duas ou três exibições em Accra-Ganna, de onde retornará ao Rio”.
Na França, escrevo sobre o futebol brasileiro no site Lucarne Opposée, que fala sobre futebol em vários lugares do mundo. Temos vários especialistas dos outros futebol e um deles, Farouk Abdou, é tunisiano. Entrei em contato com ele sobre esse jogo, mas ele me respondeu que tem nada nos arquivos, já que a Tunísia teve sua independência apenas em 1956. Porém, Farouk falou que tem a possibilidade que não foi exatamente os jogadores do Stade Soussien que jogaram contra Flamengo. Em 1961, o Étoile du Sahel, um dos maiores times da Tunísia, foi extinto depois de episódios de violência num clássico contra Espérance de Tunis, o adversário de hoje do Flamengo. Vários jogadores do clube de Sahel foram jogar no Stade Soussien até 1962, talvez enfrentando Flamengo. Já é um esclarecimento, porém a dúvida de quem fez os gols segue inteira.
Ainda hoje pesquisei em vários jornais cariocas da época e só achei um trecho de O Jornal, dias depois apenas falando que “Flamengo ganhou um torneio de futebol em Tunis, cidade que, segundo os entendidos, deve ficar entre Barra Mansa e Volta Redonda…”. No 17 de junho de 1962, quando a Seleção conquistava o bicampeonato do mundo no Chile, Flamengo derrotou o Stade Tunisien 3×0, agora com marcadores definidos: Henrique Frade, Nelsinho e Dida. Flamengo conquistava o Torneio da Tunisia e seguia na África, no Gana. Há registros da Portuguesa Santista jogando na África do Sul em 1959 e o Santos de Pelé jogou no Marrocos em 1960, mas se não me engano, Flamengo foi o primeiro time brasileiro a jogar nessa parte da África. O Flamengo foi pioneiro, foi campeão e, mesmo sabendo pouco sobre os jogos, brilhou na África como brilhou em todos os cantos do mundo.








Deixe um comentário