Ainda quero acreditar que Flamengo pode conquistar o Brasileirão de 2025. Porém se complicou a vida na Vila Belmiro e vejo com dificuldades Palmeiras tropeçar duas vezes. A vitória hoje contra Santos é mais que obrigação, é questão de vida ou morte.
Em 1980, o Flamengo x Santos no Maraca também valia tudo. Na última fase de grupos antes das semifinais, Flamengo começou com vitória sobre Desportiva Ferroviária e empate contra a Ponte Preta. O Santos, com vitória sobre a Ponte Preta e empate contra Desportiva Ferroviária. Quem vencia o último jogo se classificava para a semifinal, com vantagem do empate para o Mengo. Em 18 de maio de 1980, o técnico Cláudio Coutinho escalou Flamengo assim: Raul; Toninho Baiano, Rondinelli, Marinho, Júnior; Andrade, Paulo César Carpegiani, Zico; Tita, Júlio César, Nunes.
No Maracanã, tinha mais de 110 mil para ver o time de Zico. Era o time de Zico mesmo. Bem no início do jogo, na parte do campo do Flamengo, Zico ganhou a bola na dividida com Feijão, fez o giro de Cruyff e abriu de trivela para Carpegiani. E Flamengo começou a tocar música. Carpegiani para Júnior, de novo para Carpegiani, em um toque na esquerda para Nunes. O ainda não Artilheiro das decisões, na verdade ainda não comprado em definitivo pelo Flamengo, levou a cabeça e abriu os olhos, cruzou alto. Zico, o “solista dessa orquestra” segundo o Jornal dos Sports, chegou, pulou, cabeceou. A bola foi no fundo da rede, o Maraca explodiu de alegria. Com apenas 12 minutos de jogo, a vitória rubro-negra já parecia certa.
Aos 12 minutos, agora do segundo tempo, Adílio, que entrou no lugar do Carpegiani, avançou com a bola e transmitiu para Zico, para simplificar o caminho ao gol. Zico driblou Pita, Joãozinho e Neto, este forçado a cometer o pênalti. Mais uma jogada de craque de Nosso Rei que, claro, cobrou o pênalti. E claro, com muita tranquilidade, Zico fez o gol. Flamengo vencia e se classificava para a semifinal. O Santos, e o Brasil inteiro, se rendiam ao Flamengo de Zico. “Pintou o campeão” garantiu o técnico Cláudio Coutinho depois do jogo. Claro, tinha razão, o campeão será o Flamengo.








Deixe um comentário