De novo, o Flamengo está de volta no campeonato carioca, de novo vindo de um vice-campeonato. Só em 2023 são três competições perdidas e agora tem apenas o campeonato carioca para conquistar um título no primeiro semestre. Ou, diante de tantas frustrações, podemos até considerar a Taça Guanabara um título, e já levantar uma taça esse domingo. Ultima vez que Flamengo ganhou a Taça Guanabara em cima do Vasco foi em 1996, quando tinha um time histórico e craques como Romário e Sávio.
Como hoje, Flamengo chegou em 1996 em condição de ganhar a Taça Guanabara de maneira invicta. Em 1996, era o último jogo da fase, hoje ainda falta o Fla-Flu depois do jogo contra Vasco. Em 1996, o Vasco de Juninho Pernambucano tinha perdido apenas um jogo e estava também em posição de ganhar a Taça Guanabara. Hoje, o Vasco de Pedro Raul precisa de pontos para ficar no G-4, com apenas um ponto a mais do que Volta Redonda e Botafogo.
No 5 de maio de 1996, com 89.686 espectadores no Maracanã, inclusive os atletas americanos Michael Johnson e Mike Powell, Joel Santana escalou Flamengo assim: Roger (Zé Carlos); Zé Maria, Jorge Luiz, Ronaldão, Gilberto; Márcio Costa, Mancuso, Nélio, Marques (Iranildo); Sávio, Romário. Um time com jogadores muito bons e dois craques diferenciados, que iam fazer a diferença, Sávio e Romário.
Quem começou a brilhar foi Sávio, com muitos dribles, para quem Vasco tinha só carrinhos e pancadas como respostas. Romário não tardou a brilhar, com um domínio sensacional num lançamento longo de Zé Maria, mas não conseguiu finalizar. Sávio chutou de longe, sem perigo para Carlos Germano. Vasco reagiu, com Assis e Juninho Pernambucano, sem marcar. No intervalo, 0x0.
No início do segundo tempo, Válber chutou sem defesa para Zé Carlos, mas Nélio salvou em cima da linha. Com uma hora de jogo, Iranildo achou Romário que achou as redes, aproveitando da falha de Carlos Germano. Romário foi demais nessa Taça Guanabara, em 10 jogos, fez 17 gols, passando em branco apenas no primeiro jogo. Contra o antigo clube, Romário comemorou exaltando a torcida flamenguista.
Vasco precisava agora de dois gols para conquistar a Taça Guanabara, mas Zé Carlos, que entrou no decorrer do jogo e reestreava no time depois de 5 anos longe do clube, defendeu no seu ângulo um chute de Assis. Flamengo voltou a atacar, e Zé Maria, que fazia seu primeiro jogo com o Manto Sagrado, fez um passe sensacional para Sávio, que, de primeira, fez um gol que valia um título, que valia uma Taça Guanabara. Depois, ainda com Sávio e Romário brilhando, Flamengo conquistou o campeonato carioca de maneira invicta. Aprende, Flamengo de 2023.








Deixe um comentário