Flamengo joga hoje em casa com a absoluta necessidade de vencer para se classificar nas oitavas da Copa Libertadores. O adversário é Deportivo Táchira, que nem pontuou uma vez nos 5 primeiros jogos. Apesar disso, não podemos ficar arrogantes, a derrota no Maraca contra Central Córdoba lembra essa necessidade.
Flamengo tem que ganhar, melhor ainda de goleada, para garantir o primeiro lugar. Em 1991, Flamengo também enfrentou o Deportivo Táchira, na época Atlético Táchira. No jogo de ida das oitavas de final, Flamengo venceu 3×2 na Venezuela e andava tranquilo antes do jogo de volta no Maracanã. Porém, não podia menosprezar o adversário e precisava jogar seriamente. No 24 de abril de 1991, o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou Flamengo assim: Gilmar; Ailton, Adílson, Wilson Gottardo, Piá; Zé Ricardo, Júnior, Marquinhos, Marcelinho Carioca; Alcindo, Gaúcho.
Num Maracanã quase vazio, Flamengo precisou de apenas 9 minutos para abrir o placar. Júnior abriu na direita para Ailton, que cruzou. Marcelinho tentou dominar de peito, um zagueiro venezuelano tocou de cabeça e Gaúcho, que já tinha feito 3 gols na ida, chegou e fez uma bicicleta para o golaço do dia.
Flamengo estava bem no jogo, porém precisou esperar o segundo tempo para fazer outro gol e segurar a classificação. De novo com Júnior, que na direita fez o toque leve para Marquinhos, que dominou de peito, e antes da bola cair no chão, venceu o goleiro. Cinco minutos depois, ainda Júnior, agora de escanteio, situação ficou confusa na grande área, última palavra para Marcelinho, que tocou a bola no fundo do gol.
E cinco minutos depois, Flamengo ganhou uma bola, que voltou nos pés de Júnior, claro. Com as pernas de um Vovô-Garoto, Júnior puxou o contra-ataque por quase 50 metros, e com a elegância e a maestria do craque, fez o passe perfeito na profundidade para Marcelinho Carioca. O camisa 17 não perdoou o goleiro para fazer seu segundo do dia, o quarto do Mengo. Com 2 gols, Marcelinho Carioca podia ceder seu lugar a um outro craque da base, porém um pouco mais velho, Zinho.
E faltando 15 minutos para o final do jogo, chegou Zinho, depois de cruzamento de Alcindo e cabeçada de Marquinhos, bola ficou na esquerda, Zinho chutou cruzado e definiu o placar: 5×0. Sem tremer, Flamengo estava classificado para a próxima fase. Foi uma goleada no final sim, porém não um jogo fácil o tempo todo. O Flamengo construiu o jogo fácil. Que assim seja hoje.








Deixe um comentário